Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Edições Anteriores > v. 1, n. 1 (2015)
Início do conteúdo da página

v. 1, n. 1 (2015)

Anais da Jornada de Estudos em Matemática

v. 1, n. 1 (2015) 

  

 

Sumário

   

 

Capa

 

Fly

 

 

Expediente

 

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Reitor: Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro

Vice-reitor: Prof. Dr. João Crisóstomo Weil Albuquerque Costa

 

Instituto de Ciências Exatas

Diretora: Profa. Dra. Joana Luiza Pires Siqueira

Diretor adjunto: Prof. Dr. Rodrigo do Monte Gester

Faculdade de Matemática

Diretor: Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo

Vice-diretor: Prof. Dr. Francisco Ferreira de Sousa

 

Editor Responsável

Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo

 

Editores Assistentes

Prof. Dr. Narciso das Neves Soares

Profa. Esp. Mírian Rosa Pereira

 

Conselho Consultivo

Prof. Dr. Francisco Ferreira de Sousa

Prof. Me. Rigler da Costa Aragão

Prof. Me. Pablo Salermo Monteiro do Nascimento

Profa. Esp. Mírian Rosa Pereira

Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino

Prof. Me. Claudionei Pereira de Oliveira

Prof. Fábio Barros de Sousa

Profa. Esp. Renata Laurinho da Silva

Profa. Elizete Rego Sabino

 

Conselho de Pareceristas

Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Monteiro (Unifesspa)

Prof. Me. Carlos Alberto Gaia Assunção (Unifesspa)

Profa. Ma. Claudete Marques de Medeiros (Seduc/PA)

Prof. Me. Claudionei Pereira de Oliveira (Unifesspa)

Prof. Me. Dailson Evangelista Costa (UFT)

Profa. Dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa (UEPA)

Profa. Dra. Eliane Costa Santos (Semed/São Paulo)

Lic. Fábio Barros de Sousa (Unifesspa)

Prof. Dr. Francisco Ferreira de Sousa (Unifesspa)

Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino (Unifesspa)

Prof. Dr. Emerson Batista Gomes (UEPA)

Me. Hélio Simplício Rodrigues Monteiro (UFG)

Dr. José Augusto Fernandes (UFPA)

Me. Janeisi de Lima Meira (UFT)

Profa. Me. Kátia Liége Nunes Gonçalves (UFPA)

Me. Leandro Santos Ribeiro (UFPA)

Me. Marcos Guilherme Moura Silva (Unifesspa)

Prof. Me. Marcelo de Sousa Oliveira (Unifesspa)

Profa. Esp. Mírian Rosa Pereira (Semed/Marabá/PA)

Profa. Ma. Mônica Suelem Ferreira de Moraes (UFT)

Dr. Narciso das Neves Soares (Unifesspa)

Prof. Dr. Osvando dos Santos Alves (UEPA)

Prof. Me. Pablo Salermo Monteiro do Nascimento (Unifesspa)

Profa. Ma. Patrícia Feitosa Santos (Seduc/PA)

Prof. Me. Paulo Vilhena da Silva (Semed/Ananindeua/PA)

Prof. Me. Rafael Silva Patrício (UEPA)

Profa. Esp. Renata Laurinho da Silva (Unifesspa)

Prof. Me. Rigler da Costa Aragão (Unifesspa)

Prof. Me. Robson André Barata Medeiros (UFPA)

Prof. Me. Rogério dos Santos Carneiro (UFT)

Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo (Unifesspa)

Profa. Ma. Samara Leandro Matos (UNIFESSPA)

Me. Sávio Bicho de Oliveira (Unifesspa)

Prof. Me. Sebastião Silva (UFT)

Prof. Dr. Silvanio de Andrade (UEPB)

Prof. Me. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior (Unifesspa)

Prof. Dr. Vanísio Luiz da Silva (Seduc/SP)

 

Assistentes Editoriais

Danielle de Souza Silva

Elisandra de Oliveira Pereira

Maressa Maria de Moraes Parizi

Orlando Fernandes Inácio

 

 

Editorial

 

Editorial

 

 

Artigos

  

A etnomatemática na produção da farinha de mandioca: entrelaçando os saberes matemáticos utilizados por alunos agricultores e o ensino escolar do conceito de razão

Joel Silva Ferreira, Lúcia Maria Batista Fonseca, Maria Dulce Gonçalves Matos

 

Análise dos professores de matemática de Xinguara, Pará sobre o ensino de frações

Luciano Teles Bueno, Cláudia Lisete Oliveira Groenwald

 

Multidisciplinaridade: como trabalhar química e matemática através da modelagem matemática

Sônia Maria Pereira Melo

 

Geometria fractal: experiências pedagógicas e aprendizagem de conceitos matemáticos

Jefferson Pantoja Ferreira, Alan Gonçalves Lacerda

 

Educação inclusiva: a matemática no ensino fundamental    de uma escola pública no município de Xinguara/PA

Vilmones da Silva, Marlise Geller

 

Ensino de matemática: narrativas de deficientes visuais

Mirian Rosa Pereira, Elitis Suzana da Silva Costa

 

O uso de material didático no ensino da matemática para o aluno deficiente visual

Josiel de Oliveira Batista, Patrick Batista Miranda, Jucialdo Teixeira Ribeiro

 

Mapeamento e perspectivas para formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Marabá-Pará

Marcelo Augusto Maciel da Costa

 

Conhecimentos matemáticos presentes na construção civil: um estudo com inspiração na etnomatemática

Maiara da Silva Brandão Diniz, Fernanda Bruna R. de Souza, Rosicleia Pereira da Silva

 

Quadriláteros e níveis do pensamento geométrico: um estudo da abordagem em livros didáticos de matemática

Adriana Souza Oliveira Gomes

 

Produção e disseminação do livro didático de matemática: um estudo de ações do PNLD

Elitis Suzana da Silva Costa, Brenda Reche Graff

 

Esboço de gráficos das funções afim no software geogebra: uma experiência com alunos do 9º ano

José Kemeson da Conceição Souza, Henderson Willer dos Santos Soares

 

A importância dos jogos digitais no ensino de matemática dos nativos digitais

Danielle de Souza Silva, Josiel de Oliveira Batista

 

O uso do tablet como estratégia pedagógica no ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual

Romilda Valentim da Silva, Amarildo Rodrigues Chaves, Josiel de Oliveira Batista

 

A coordenação entre diferentes registros de representação semiótica: o conhecimento entre a matemática e a informática

Helington Franzotti Araújo de Souza, Alan Gonçalves Lacerda

 

Panorama das pesquisas e estudos sobre letramento em matemática

Brenda Reche Graff

 

As contribuições do xadrez escolar para a melhoria da aprendizagem nas aulas de matemática

Juliano de Castro Alves, Willyan Mathias Formachari de Oliveira, Josiel de Oliveira Batista

  

 

Um estudo sobre a construção de um caderno de orientações para materiais concretos e jogos no ensino da matemática

Calene Rocha Silva, Renata  Lourinho da Silva

 

Análise dos professores de matemática de Xinguara, Pará sobre o ensino de frações

Luciano Teles Bueno, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

 

Teoria de grupos aplicado ao Cubo de Rubik

Antonio Sidiney da Costa Oliveira

 

A máscara de PHI: a beleza que só a matemática explica

Diego Vieira de Souza, Fabio Barros de Sousa, Gabriela Silva do Monte

 

Sobre a construção dos Reais e suas propriedades

Lucero Barros Pereira

 

Acompanhamento familiar, desempenho escolar e atitudes dos alunos em relação à matemática

Dejenane de Paulo Mesquita

 

O que dizem os alunos? Reflexões sobre girafas, matemática, ensino e avaliação.

Bárbara Chagas da Silva, Noêmia Rodrigues dos Santos

 

PCN de matemática e a formação docente: um estudo sobre as percepções dos professores do ensino fundamental

Hebber Kennady Martins dos Santos, Ronaldo Barros Ripardo

 

Alfabetização e letramento matemático com gênero textual em uma experiência de intervenção metodológica

Karina Lúcia Pires Cardoso, Elenton Oliveira de Souza, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

 

Geometria fractal no ensino fundamental

Armando Brito Abdelnor Neto, Maressa Maria de Moraes Parizi

 

Cálculo da velocidade média total usando o vba no excel: uma experiência no ensino médio

Pedro Chaves de Souza

 

Leitura e matemática: potencializando textos de malba tahan na forma de materiais curriculares educativos

Bianca Kariny Fernandes dos Santos, Narciso das Neves Soares

 

Relatos do laboratório de ensino de análise combinatória e probabilidade

Adriano Aparecido Soares da Rocha, Fabio Barros de Sousa

 

Saberes e práticas à luz da formação continuada em matemática de 6º ao 9º ano no município de Marabá/Pa

Cristiane da Silva Oliveira, José Rodrigues de Sales

 

Uma proposta de modelagem matemática no ensino-aprendizagem de matrizes

Ademir Brandão Costa, Ritiane de F. Silva de Oliveira, Thiago Beirigo Lopes

 

 

Resumos Expandidos

 

Um estudo sobre a construção de um caderno de orientações para materiais concretos e jogos no ensino da matemática

Maiany Sousa de Jesus, Bianca Kariny Fernandes dos Santos, Narciso das Neves Soares

 

Trabalhando com fractais em alimentos

Elisandra de Oliveira, Cleice Cardoso, Jadielma Teixeira Carneiro

 

Explorando o estudo dos fractais nos anos finais do ensino fundamental

Jadielma Teixeira Carneiro, Renata Lourinho da Silva

 

Laboratório de Ensino de Matemática: ações em espaços formais de ensino e aprendizagem de matemática

Maiany Sousa de Jesus, Bianca Kariny Fernandes dos Santos, Narciso das Neves Soares

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página