v. 2, n. 2 (2016)
Anais da II Jornada de Estudos em Matemática
v. 2, n. 2 (2016)
Sumário
Capa
Expediente
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Reitor: Prof. Dr. Carlos Renato Lisboa Francês
Instituto de Ciências Exatas
Diretora: Profa. Dra. Joana Luiza Pires Siqueira
Diretor adjunto: Prof. Dr. Rodrigo do Monte Gester
Faculdade de Matemática
Diretor: Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo
Vice-diretor: Prof. Dr. Narciso das Neves Soares
Editor Responsável
Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo
Editores Assistentes
Prof. Dr. Narciso das Neves Soares
Conselho Consultivo
Prof. Dr. Francisco Ferreira de Sousa
Prof. Me. Rigler da Costa Aragão
Prof. Me. Pablo Salermo Monteiro do Nascimento
Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino
Prof. Me. Claudionei Pereira de Oliveira
Prof. Fábio Barros de Sousa
Profa. Esp. Renata Laurinho da Silva
Conselho de Pareceristas
Ma. Claudete Marques de Medeiros (SEDUC/PA)
Me. Rafael Silva Patrício (UEPA)
Dr. Vanísio Luiz da Silva (SEMED/SP)
Me. Sávio Bicho de Oliveira (UNIFESSPA)
Dra. Ana Clédina Rodrigues Monteiro (UNIFESSPA)
Me. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior (UNIFESSPA)
Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção (UNIFESSPA)
Me. Marcos Guilherme Moura Silva (UNIFESSPA)
Me. Janeisi de Lima Meira (UFT)
Ma. Patrícia Feitosa Santos (SEDUC/PA)
Me. Rogério dos Santos Carneiro (UFT)
Ma. Mônica Suelem Ferreira de Moraes (UFT)
Me. Sebastião Silva (UFT)
Me. Paulo Vilhena da Silva (UFPA)
Me. Dailson Evangelista Costa (UFT)
Me. Robson André Barata Medeiros (UFPA)
Me. Hélio Simplício Rodrigues Monteiro (UFG)
Dr. Ronaldo Barros Ripardo (UNIFESSPA)
Dr. Narciso das Neves Soares (UNIFESSPA)
Esp. Renata Laurinho da Silva (SEMED/CAMETÁ/PA)
Me. Marcelo de Sousa Oliveira (UNIFESSPA)
Fabio Barros de Sousa (UNIFESSPA)
Esp. Mírian Rosa Pereira (SEMED/MARABÁ/PA)
Ma. Samara Leandro Matos (UFT)
Dr. Francisco Ferreira de Sousa (UNIFESSPA)
Ma. Elizabeth Rego Sabino (UNIFESSPA)
Me. Emanuel Nogueira de Souza (UFT)
Me. Walber Christiano Lima da Costa (UNIFESSPA)
Assistentes Editoriais
Aline Alves Moreira
Arthur Vinicius Gouveia Lima
Diego Borges Lima
Lenara Nunes dos Santos
Sherida Shirley Santana
Editorial
Editorial
Artigos
Fernanda Ferreira Francisco, Elizabeth Rego Sabino, Fabio Barros de Sousa
A etnomatemática como ferramenta pedagógica no contexto escolar
Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
As diabruras de Malba Tahan: vida e obra
Bianca KarinyFernandes dos Santos, Narciso das Neves Soares
As tecnologias da inteligência em função de um novo modo de concepção do conhecimento
Josiel de Oliveira Batista, Luciane Ferreira Mcrosky
Atividades com o geogebra: uma proposta para o ensino de semelhança
Marcos Fabrício Ferreira Pereira
Ensino de matemática e língua portuguesa a partir de receitas culinárias na educação do campo
Keila Silva Sousa, Carlos Alberto Gaia
Geogebra: uma proposta para o ensino de geometria analítica na educação básica
Giancarlo Secci de Souza Pereira, Sebastião Martins Siqueira Cordeiro
Geoplano e o cálculo de área de figuras planas: reflexões de uma intervenção pedagógica
Antonio Clemilson Sousa Silva, José Kemerson da Conceição Souza
Kleberson Ferreira Barbosa, Rogério Porto da Silva, Sebastião Martins Siqueira Cordeiro
Adriana dos Santos Sales, José Kemeson da Conceição Souza
Robério Valente Santos, Pedro Franco de Sá
O uso do geogebra para o ensino de sistemas lineares - uma experiência no ensino médio
Crislene Barbosa Bastos, Luana Paula Vilhena Pinheiro, Suellen Cristina Queiroz Arruda
O uso do software maple no ensino da geometria analítica
Salécia do Nascimento Corrêa
A aprendizagem de matemática relacionada à geometria plana por alunos surdos
Maria Dourivan da Silva Saraiva, Ronaldo Barros Ripardo
Diego Cunha da Silva, Robério Valente Santos, Marcos Fabrício Ferreira Pereira
Estudo dos coeficientes da função afim por meio do software geogebra
Thiago Beirigo Lopes, Ademir Brandão da Costa, Ritianne de Fátima Silva de Oliveira
Estudo dos coeficientes da função quadrática por meio do software geogebra
Thiago Beirigo Lopes, Romis de Sousa Moraes
O software geogebra como ferramenta auxiliar no ensino das áreas de prismas e pirâmides regulares
Reinaldo da Silva Ribeiro, Vera Daiana Ferreira da Cunha, Suellen Cristina Queiroz Arruda
Tuxmath como recurso didático no ensino das operações com números inteiros
Thiago Beirigo Lopes, Ademir Brandão da Costa, Ritianne de Fátima Silva de Oliveira
Resumos Expandidos
Alfabetização matemática para alunos cegos a partir do aplicativo minimatecavox
Marciane da Silva Nunes, Victória Caroline do Nascimento Luz, Walber Christiano Lima da Costa
Algumas práticas para ensinar geometria com o geogebra
Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Carla Cristina Coelho Carvalho, Uandell dos Santos Silva
Um diagnóstico da aprendizagem de relações métricas no triângulo retângulo
Anderson Portal Ferreira, Cinthia Cunha Maradei Pereira
Utilização de recursos virtuais no ensino de matemática para surdos: aplicativo PRODEAF
Carla Cristina Coelho Carvalho, Valdinéia Rodrigues Lima, Osmar Tharlles Borges de Oliveira
Calculadoras desenvolvidas no APP Inventor 2 para o estudo da razão trigonométrica seno
Fábio José da Costa Alves, Wellington Ferreira Carvalho, Zildomar Rodrigues de Medeiros
Investigação matemática no ensino da geometria
Eliete dos Santos Veras, Maria Luana Feitosa de Araújo, Ronaldo Barros Ripardo
Redes Sociais