Ir direto para menu de acessibilidade.

Submissões

Diretrizes para os autores

1.1 O(s) autor(es) deverá(ão) ser aluno(s) da graduação, aluno(s) de pós-graduação, egressos, professores da educação básica ou superior, dentre outros, de qualquer instituição, seja de ensino ou de outra natureza, que desenvolvam trabalhos e pesquisas voltados para a Matemática, seja em relação à produção de conhecimentos matemáticos, ao ensino e/ou à aprendizagem de matemática.

1.2 Recomenda-se a submissão de trabalhos desenvolvidos nos últimos 5 anos.

1.3 É permitida a inscrição de no máximo 03 (três) autores por trabalho. Após o recebimento da carta de aceite os autores deverão estar inscritos no evento.

1.4 Os trabalhos obrigatoriamente deverão estar relacionados a um dos dois (02) eixos temáticos do evento:

a)  Matemática;

b)  Educação Matemática.

1.5 Podem ser submetidos manuscritos nas modalidades comunicação científica, relato de experiência, pôster, minicurso e oficina, considerando-se a especificidade destas.

1.5.1 Comunicação científica

Trata-se da apresentação de resultados de pesquisas concluídas ou em andamento cujo tema esteja relacionado a um dos eixos temáticos do evento. O texto deverá ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas e apresentar claramente os seguintes elementos: questão investigada, revisão de literatura e/ou quadro teórico que circunstancie o estudo, método empregado, resultados e conclusões e referências.

1.5.2 Relato de experiência

Visa à socialização de práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas no cotidiano escolar cujo tema esteja relacionado a um dos eixos temáticos do evento. O texto deverá ter no mínimo 04 (quatro) e no máximo 08 (oito) laudas e ser claro quanto ao que a prática focou, exposição das principais etapas envolvidas na consecução da atividade, apresentação dos resultados obtidos de maneira consistente e sucinta das reflexões feitas sobre a experiência.

1.5.3 Pôster

Exposição sintética de pesquisa ou experiência já concluída ou em andamento, cujo tema esteja relacionado a um dos eixos temáticos do evento, sob a forma de painel que deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes. O texto deverá ter no mínimo 02 (duas) e no máximo 04 (quatro) laudas e evidenciar qual(is) conhecimento(s) objeto(s) a ser(em) exposto(s), como foi construído e sua importância.

2 Condições para submissão

2.1 O sistema para submissão de manuscrito de cada edição do evento é descrito em edital próprio.

2.2 Autores que submeterem trabalhos para apresentação e publicação na JEM concordam com os seguintes termos:

2.2.1 Declaração de autoria e originalidade

a) A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento/revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor" na ficha de inscrição;

b) URLs para as referências, quando existentes, foram informadas corretamente;

c) O texto segue os padrões de estilo e requisitos descritos em ‘Diretrizes para Autores ’;

d) O trabalho foi recomendado por um(a) professor(a) orientador(a).

2.2.2 Declaração de direito autoral

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à JEM o direito de primeira publicação;

b) Autores têm autorização para publicarem o trabalho em outro(s) evento(s) ou periódico(s) posteriormente, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos anais da JEM.