Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Política

 

1 Processo de avaliação pelos pares

1.1.O processo de avaliação e revisão dos manuscritos a serem apresentados e publicados nos anais da JEM é conduzido e controlado pela coordenação técnico-científica e comitê científico. Esse processo tem o propósito de garantir a qualidade científica e acadêmica dos trabalhos a serem apresentados e dos anais, ou seja, com a aprendizagem e o desenvolvimento dos pesquisadores e da comunidade científica das áreas de Matemática e Educação Matemática.

1.2 Todos os trabalhos submetidos passam por uma primeira fase de avaliação, denominada de pré-avaliação, com a finalidade de verificar se o texto proposto:

1.2.1 Atende ao escopo da JEM:

a) Está de acordo com as normas da JEM;

b) Reúne as condições mínimas para aprovação pelos pares.

1.2.2 Decidir se a proposta de publicação deve ser:

a)  Devolvida ao(s) autor(es) para adequação às normas da JEM;

b)  Devolvida simplesmente por não atender ao escopo da JEM ou não reunir as condições mínimas de ser aprovado pelos pares;

c)   Encaminhada à avaliação dos pareceristas.

1.3 A avaliação, relativa à segunda fase, compreende a avaliação de pelo menos dois pareceres ad hoc, membros do comitê científico que tenham conhecimento e um histórico de estudo e pesquisa na temática ou problemática do trabalho. Os principais critérios dessa avaliação são:

a)  Relevância, atualidade e originalidade do tema ou problema;

b) Clareza na explicitação do problema e do propósito do estudo, focalizando-os e discutindo-os de maneira fundamentada, embasada e aceitável sob o ponto de vista científico-acadêmico;

c)  Articulação entre as perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa com produção de análises e resultados consistentes e plausíveis;

d)  Contribuições do estudo para a prática da pesquisa acadêmica em educação e/ou para a prática educativa atual.

1.3.1 Se os dois pareceres forem convergentes, tanto pela aprovação quanto pela não aprovação de sua apresentação e publicação nos anais da JEM, cabe aos pareceristas consolidarem a avaliação e comunicarem à coordenação técnico-científica o resultado.  Caso a proposta receba avaliação contraditória, isto é, tenha sido aprovado para publicação por um dos avaliadores e negado por outro, será encaminhada a um terceiro parecerista.

1.3.2 Os pareceristas também auxiliam a coordenação técnico-científica na conferência das revisões dos textos submetidos pelos autores, a partir de recomendações das revisões acadêmicas (emitidas pelos pareceres dos pares) e técnicas (revisão ortográfica ou das normas técnicas de publicação, segundo às normas do evento). Ao final desse processo de avaliação e revisão, são previstas três alternativas de resultado:

a) Aceito sem revisões;

b) Aceito, com pequenas revisões;

c) Não aceito.

1.3.3 Os autores terão um prazo, a ser informado no ato do envio do parecer, para apresentarem a versão definitiva do artigo, caso tenha sido aceito com revisões, acrescentando as informações e reformulações necessárias.

1.3.4 A coordenação técnico-científica reserva-se ao direito de efetuar alterações nos originais recebidos para adequá-los às normas do evento, sendo mantido, no entanto, estilo e conteúdo.

1.3.5 O parecer de cada trabalho ficará condicionado à data de submissão. Quanto mais avançar o prazo para submissão, menos tempo o autor terá para fazer alterações, caso sejam sugeridas.

 

2 Política de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail utilizados e outras informações no processo de inscrição serão usados exclusivamente para os propósitos do evento ou da Famat, não estando disponíveis para outros fins.

 

3 Política de acesso livre

A JEM oferecerá acesso livre imediato ao conteúdo dos anais do evento, a serem disponibilizados no site https://jem.unifesspa.edu.br  , seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página