Política
1 Processo de avaliação pelos pares
1.1.O processo de avaliação e revisão dos manuscritos a serem apresentados e publicados nos anais da JEM é conduzido e controlado pela coordenação técnico-científica e comitê científico. Esse processo tem o propósito de garantir a qualidade científica e acadêmica dos trabalhos a serem apresentados e dos anais, ou seja, com a aprendizagem e o desenvolvimento dos pesquisadores e da comunidade científica das áreas de Matemática e Educação Matemática.
1.2 Todos os trabalhos submetidos passam por uma primeira fase de avaliação, denominada de pré-avaliação, com a finalidade de verificar se o texto proposto:
1.2.1 Atende ao escopo da JEM:
a) Está de acordo com as normas da JEM;
b) Reúne as condições mínimas para aprovação pelos pares.
1.2.2 Decidir se a proposta de publicação deve ser:
a) Devolvida ao(s) autor(es) para adequação às normas da JEM;
b) Devolvida simplesmente por não atender ao escopo da JEM ou não reunir as condições mínimas de ser aprovado pelos pares;
c) Encaminhada à avaliação dos pareceristas.
1.3 A avaliação, relativa à segunda fase, compreende a avaliação de pelo menos dois pareceres ad hoc, membros do comitê científico que tenham conhecimento e um histórico de estudo e pesquisa na temática ou problemática do trabalho. Os principais critérios dessa avaliação são:
a) Relevância, atualidade e originalidade do tema ou problema;
b) Clareza na explicitação do problema e do propósito do estudo, focalizando-os e discutindo-os de maneira fundamentada, embasada e aceitável sob o ponto de vista científico-acadêmico;
c) Articulação entre as perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa com produção de análises e resultados consistentes e plausíveis;
d) Contribuições do estudo para a prática da pesquisa acadêmica em educação e/ou para a prática educativa atual.
1.3.1 Se os dois pareceres forem convergentes, tanto pela aprovação quanto pela não aprovação de sua apresentação e publicação nos anais da JEM, cabe aos pareceristas consolidarem a avaliação e comunicarem à coordenação técnico-científica o resultado. Caso a proposta receba avaliação contraditória, isto é, tenha sido aprovado para publicação por um dos avaliadores e negado por outro, será encaminhada a um terceiro parecerista.
1.3.2 Os pareceristas também auxiliam a coordenação técnico-científica na conferência das revisões dos textos submetidos pelos autores, a partir de recomendações das revisões acadêmicas (emitidas pelos pareceres dos pares) e técnicas (revisão ortográfica ou das normas técnicas de publicação, segundo às normas do evento). Ao final desse processo de avaliação e revisão, são previstas três alternativas de resultado:
a) Aceito sem revisões;
b) Aceito, com pequenas revisões;
c) Não aceito.
1.3.3 Os autores terão um prazo, a ser informado no ato do envio do parecer, para apresentarem a versão definitiva do artigo, caso tenha sido aceito com revisões, acrescentando as informações e reformulações necessárias.
1.3.4 A coordenação técnico-científica reserva-se ao direito de efetuar alterações nos originais recebidos para adequá-los às normas do evento, sendo mantido, no entanto, estilo e conteúdo.
1.3.5 O parecer de cada trabalho ficará condicionado à data de submissão. Quanto mais avançar o prazo para submissão, menos tempo o autor terá para fazer alterações, caso sejam sugeridas.
2 Política de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail utilizados e outras informações no processo de inscrição serão usados exclusivamente para os propósitos do evento ou da Famat, não estando disponíveis para outros fins.
3 Política de acesso livre
A JEM oferecerá acesso livre imediato ao conteúdo dos anais do evento, a serem disponibilizados no site https://jem.unifesspa.edu.br , seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Redes Sociais